Quais são as propriedades e os benefícios do óleo de linhaça?

O benefícios do óleo de linhaça tem várias propriedades e é muito utilizado em cosméticos, em cuidados com a pele, para não mencionar que é excelente para cabelos frisados.

O linho é uma planta conhecida desde os tempos antigos, amplamente cultivada na Etiópia, Egipto e Grécia antiga, para extrair das sementes, um óleo utilizado para o fabrico de tecidos e fibras nobres. Ao longo dos séculos, foram identificadas numerosas propriedades e nutrientes, usos cosméticos e vantagens terapêuticas do óleo de linhaça. Além disso, é um poderoso antioxidante natural. A seguir, partilhamos consigo alguns dos seus principais benefícios:

Óleo de linhaça: propriedades

O óleo de linhaça é um produto obtido a partir das sementes da planta Linum usitatissimum, uma espécie pertencente à família das Linaceae. Contém ácidos gordos polinsaturados, verdadeiros aliados da saúde. É rico em Omega 3, Omega 6, mas também em ácido linoleico e ácido linoleico alfa, associados a propriedades anti-inflamatórias. A ingestão de vitaminas é notável, especialmente no que respeita às vitaminas E e B, juntamente com a vitamina F, bem como a quantidade de sais minerais contidos neste óleo, o que permite a absorção de magnésio, fósforo e cobre.

Óleo de linhaça: propriedades cosméticas

benefícios do óleo de linhaça

Graças à presença da lecitina, o óleo de linhaça é uma fonte notável de antioxidantes, útil no combate aos radicais livres e ao envelhecimento. O ácido linoleico é um excelente elástico e ajuda a pele a recuperar a hidratação e a suavidade. Com as suas propriedades nutritivas, suavizantes e emolientes, nutre a pele e promove a oxigenação das células e a sua troca natural.

Uma solução natural para evitar as rugas. Mas o óleo de linhaça é também recomendado para dar brilho e tornar os cabelos saudáveis, graças às suas propriedades hidratantes, fortalecedoras e reestruturantes.

Óleo de linhaça: benefícios e utilizações para a pele

benefícios do óleo de linhaça

O óleo de linhaça é essencial para os nossos cuidados de beleza, adequado para múltiplas utilizações para revitalizar e hidratar a pele. Pode ser usado como um desmaquilhante natural para a sua rotina de beleza, que também pode remover a maquilhagem resistente à água, deixando a sua pele suave e macia. Ideal para pele gretada, para aplicar em todo o corpo para nutrir e hidratar. O óleo de linhaça também representa um suporte válido contra a dermatite seborreica e é um excelente aliado contra as estrias.

Óleo de linhaça: benefícios e utilizações para o cabelo

Existem cada vez mais produtos cosméticos para o cabelo e beleza que utilizam as propriedades benéficas do óleo de linhaça. Sendo uma verdadeira cura para cabelos baços e quebradiços, muito utilizada para reestruturar embalagens, para tornar os cabelos macios e brilhantes. Além disso, a sua acção de reequilíbrio sebáceo ajuda a normalizar o couro cabeludo e a combater a caspa. Um remédio a ser aplicado imediatamente antes da lavagem com champô. O óleo de linhaça é também recomendado pelos seus efeitos contra os irritantes cabelos frisados.

Óleo de linhaça: contra-indicações

Em geral, o óleo de linhaça não tem contra-indicações ou efeitos secundários específicos, especialmente nos cosméticos. Trata-se de um produto natural, com virtudes medicinais, mas é sempre aconselhável não proceder com uma utilização excessiva. O óleo de linhaça está contra-indicado em casos de hipersensibilidade ao ingrediente activo ou ao alimento do qual foi extraído. Não é recomendado em caso de terapia com anticoagulantes, pois poderia melhorar o seu efeito, tornando o sangue demasiado fluido. Além disso, é preferível não a combinar com aspirina, anti-inflamatórios ou com suplementos que contenham alho, ginkgo biloba ou óleo de peixe.

Artigos relacionados: