Mitos da acne que não te deixam ter uma pele bonita

Pode culpar a dieta, o estilo de vida ou mesmo a genética pela acne que está a enfrentar? A sua maquilhagem é uma amiga ou um inimigo? E, mais importante ainda, como se pode realmente livrar da sua acne? Neste artigo, discutimos os grandes mitos sobre a acne e aprendemos tudo o que precisamos de saber sobre a saúde da pele.

Mito 1: Só os jovens têm acne – FALSO

Embora cerca de 95% dos adolescentes enfrentem alguma forma de acne, este problema é bastante comum entre os adultos (30%-40% dos adultos têm). Por vezes, nas mulheres, a acne ocorre na idade adulta devido a flutuações hormonais.

Mito 2: Para se ver livre da acne, deve lavar a pele com mais frequência: FALSO

Infelizmente, lavar o rosto mais vezes não cura a acne. As causas das espinhas são numerosas: hormonas, stress, genética. No entanto, vale a pena lembrar que uma cuidadosa rotina de cuidados com a pele pode obstruir os poros e matar bactérias que podem agravar a acne.

Mito 3: O consumo de chocolate leva à acne – FALSO

Mitos da acne

Houve numerosos estudos e ensaios clínicos sobre o mito de que o chocolate provoca acne. Os peritos acreditam que o chocolate pode desempenhar um papel indirecto no aparecimento de borbulhas através do leite e do teor de gordura. O consumo elevado de gordura conduz a um aumento da secreção sebácea. Por isso, se notar que tem mais cestos depois de comer chocolate, tente desistir.

Mito 4: A Acne é Contagiosa – FALSA

A acne não é contagiosa, não pode ser transmitida como outras infecções bacterianas. No entanto, não é boa ideia partilhar uma toalha ou almofada com outra pessoa (mas apenas por razões de higiene).

Mito 5: Curtir curar o acne – FALSO

A acne é menos visível na pele bronzeada, mas os raios UV secam a pele e podem torná-la pior. Não se esqueça também do envelhecimento precoce, do aparecimento de rugas ou mesmo de cancro da pele. Portanto, mesmo na estação fria, recomenda-se que antes de sair de casa utilize um creme com um factor de protecção solar, especialmente concebido para peles oleosas.

Mito 6: O bicarbonato de sódio elimina a acne – FALSO

Mitos da acne

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito alcalino que danifica o pH da pele. Os especialistas não recomendam a sua aplicação directa na pele porque pode causar danos ainda mais graves.

Mito 7: Os cabazes devem ser espremidos – FALSO

Mitos da acne

É muito importante resistir à tentação de apertar um cesto porque este “hábito” que muitas pessoas têm pode intensificar a inflamação e espalhar a infecção inicial nas áreas circundantes da pele.

Artigos relacionados: