Todas as propriedades benéficas do própolis

A própolis é um excelente antibiótico natural, útil para a erradicação de várias doenças invernais. Nesta ocasião, apresentamos todas as suas propriedades, benefícios e para quem está contra-indicado.

Com a chegada do frio, as primeiras enfermidades de inverno começarão a ser sentidas, trazendo consigo fadiga, cansaço e sonolência. Para estas primeiras formas de gripe ligeira, porque não tentar utilizar métodos naturais?

A Própolis é uma bênção, considerada como um “antibiótico” 100% natural, dará ao seu sistema imunitário uma ajuda valiosa para erradicar a doença.

O que é a própolis?

A Própolis é uma substância totalmente natural feita por abelhas que, ao recolher as secreções resinosas de árvores como o choupo, a bétula, o abeto, etc., a trabalham com as suas pernas para criar uma pequena bola pegajosa.

Esta substância é fabricada pelas abelhas por razões estruturais e anti-sépticas no interior da colmeia: serve, portanto, para realizar uma acção antimicrobiana para proteger a colónia de possíveis doenças e evitar que pequenos predadores externos penetrem na colmeia através de fendas.

É uma substância conhecida pelas suas propriedades curativas desde os tempos antigos. Civilizações particularmente avançadas no campo da medicina, como os gregos, árabes e egípcios, têm feito uso extensivo, dadas as suas vastas propriedades terapêuticas, para tratar feridas, aliviar dores resultantes do desgaste da pele e tratar infecções da cavidade oral.

Benefícios da Própolis

Própolis

A Própolis é definida como um “antibiótico natural” devido às suas indubitáveis propriedades antibacterianas e anti-sépticas. A substância pode ser aplicada localmente , encontrada como um spray ou gotas de própolis dissolvida em álcool etílico, ou administrada oralmente , sob a forma de própolis bruta.

Segue-se uma lista pormenorizada de utilizações que podem curar ou aliviar a dor ou o desconforto.

Localmente, foram reconhecidas propriedades que aumentam a capacidade de regeneração das células. Por este motivo é indicado em caso de feridas, abrasões ou fricção da pele. Não só isso: a sua eficácia é mais comprovada nas membranas mucosas. Como consequência, é indicado no tratamento de pequenas lesões da mucosa oral, como aphthae ou estados irritantes derivados de tosse ou constipações.

Administrado sob a supervisão de um médico, por via oral, é útil para indivíduos que sofrem de alergias ambientais. O seu efeito comprovado é do tipo “dessensibilizante”. As enzimas contidas no própolis permitirão ao organismo reagir gradualmente de forma positiva e independente aos estímulos ambientais que anteriormente causavam uma rinite alérgica problemática.

É também um suplemento alimentar formidável. Tomado regularmente, acompanhado de uma dieta saudável e de uma actividade desportiva regular, ajuda o organismo a manter baixos os níveis de lípidos no sangue. Proporciona também um interessante impulso energético para os sujeitos que, especialmente na mudança de estação, experimentam um sentimento de cansaço e fraqueza.

Contra-indicações

A Própolis, sendo um alimento completamente natural, não tem contra-indicações particulares. Só é necessário prestar atenção à sua administração em crianças com menos de 3 anos de idade e nos indivíduos que sofrem de alergias particularmente graves a todos os derivados do mel.

Artigos relacionados: