Palo Santo: o que é e quais são os seus benefícios

O Palo Santo é uma árvore tropical que cresce na América Central e do Sul e, em particular, nas regiões do Peru e do Equador. Os paus de incenso e um óleo essencial aromático com múltiplas propriedades benéficas são feitos a partir da madeira desta árvore.

É muito importante lembrar como a produção do Palo Santo é feita com pleno respeito pelo ambiente, tanto em termos de azeite como de incenso, e para produzir o seu cheiro inconfundível, as árvores devem ter pelo menos dez anos e estar completamente secas, mas naturalmente

De acordo com o uso tradicional, o Palo Santo é utilizado para purificar o corpo e a mente de energias negativas que podem gerar dores físicas ou doenças cujas causas não são claras ou condições psicológicas desfavoráveis, tais como depressão, tristeza e mau humor.

Benefícios do Palo Santo

Palo santo é extremamente relaxante

O uso do Palo Santo é muito antigo e variado, é utilizado principalmente para eliminar energias negativas, que são consideradas estritamente relacionadas também com o aparecimento de algumas patologias. Através de alguns gestos específicos, como apertar o copo assim que este entra em contacto com o fumo no peito, é possível libertar a mente de pensamentos negativos, stress e enxaquecas.

Durante estes rituais espirituais e introspectivos, focando os aspectos positivos da vida e os próprios objectivos, é possível alcançar uma espécie de condição de realização e de força para melhor enfrentar cada obstáculo.

É possível utilizar o Palo Santo com um pau iluminado para o transportar pela sala e assim permear melhor o ambiente. O aroma que será lançado será agradável e embriagará os sentidos daqueles que realizam o ritual, além de gerar uma forte sensação de satisfação.

Como queimar o Palo

Depois de explicar os usos e benefícios desta árvore, concentremo-nos em como queimar o Palo Santo. Antes de mais, é bom ter presente que a madeira, que contém óleos essenciais e resinas, deve ser protegida da melhor forma possível, sem a sujeitar a fontes de incêndio particularmente imoderado: o Palo Santo, de facto, é consumido através das brasas e não através das chamas.

Portanto, para queimar o Palo, é necessário ter um isqueiro e aproximar a chama de uma extremidade da madeira, mantendo a chama em contacto com o Palo Santo durante cerca de trinta segundos. Finalmente, ao soprar sobre a madeira, a chama apaga-se e o fumo branco perfumado espalha-se.

Quando estiver completamente extinta, coloque a madeira num recipiente à prova de fogo para que possa reutilizá-la uma segunda vez. De facto, se bem conservado e comparado com outros incenso, pode ser usado mais do que uma vez.

Artigos relacionados: