Preenchimento facial: prós e contras das cargas dérmicas

Utilizados por mulheres e homens de todas as idades em preenchimento facial retardam o envelhecimento sem dor.
Rápido, indolor e seguro: os preenchimentos faciais são uma das soluções mais utilizadas para combater o envelhecimento e suavizar as rugas.

Enchedores dérmicos: o que são

Os preenchimentos cutâneos são substâncias injectadas no tecido subcutâneo para corrigir algumas imperfeições da pele, tais como rugas ou cicatrizes e para reduzir os sinais de envelhecimento. São chamados de fillers precisamente porque tendem a “preencher” linhas no rosto e bochechas ou lábios carnudos.

Como não actuam cirurgicamente, os preenchimentos faciais são preferidos a procedimentos mais invasivos e outros tratamentos dolorosos. Além disso, se forem realizados correctamente, dão um resultado absolutamente natural e não um resultado artificial.

Enchedores dérmicos: guia prático

Vamos tentar compreender algo mais sobre os preenchimentos faciais através deste pequeno guia prático, tendo em conta que deve confiar sempre em profissionais qualificados, de forma a não correr o risco de ter complicações.

Quando usar obturações faciais

Os preenchimentos faciais são úteis quando se pretende preencher as rugas em torno dos olhos (os chamados pés de galinha), corrigir as pregas nasolabiais, aumentar o volume dos lábios, preencher todos os sinais de envelhecimento e envelhecimento, moldar diferentes maçãs do rosto ou remover cicatrizes e marcas deixadas pela acne ou cirurgia.

Como escolher o enchimento mais adequado

Antes de decidir injectar uma carga dérmica, é importante conhecer os diferentes tipos de cargas que existem. Os mais comuns são, sem dúvida, os que contêm ácido hialurónico, um polímero natural naturalmente presente na matriz extracelular.

Com o tempo, o ácido hialurónico naturalmente contido na pele tende a diminuir e surgem rugas e linhas de expressão. Com as infiltrações à base de ácido hialurónico, a hidratação e a firmeza dos tecidos são restauradas.

Depois há as cargas de colagénio, que é sempre uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo.

Especialmente úteis para restaurar o tom e a firmeza, os fillers de colagénio também são adequados para preencher lábios demasiado finos ou marcas deixadas por cicatrizes. Estes dois preenchimentos faciais fazem parte dos chamados preenchimentos reabsorvíveis, que são depois lentamente reabsorvidos pelo corpo ao longo do tempo. No entanto, diferente do lifting facial não cirúrgico.

Enchedores Sintéticos

Preenchimento facial

Se os fillers faciais reabsorvíveis injectarem substâncias naturais bem toleradas pelo organismo, existe a possibilidade de recorrer aos chamados fillers sintéticos, que são divididos em parcialmente sintéticos e totalmente sintéticos. Os primeiros são semi-permanentes, enquanto os segundos são permanentes e permitem inserir próteses reais que não são reabsorvíveis pelo corpo.

Como são realizadas as injecções de enchimento dérmico

Deve-se sempre lembrar que os preenchimentos faciais são tratamentos de medicina estética e, portanto, devem ser realizados por pessoal médico ou especializado, em centros autorizados e certificados. O médico especialista submete primeiro o paciente a uma entrevista para compreender qual é a imperfeição a tratar e para avaliar o enchimento mais adequado para resolver o problema. Posteriormente, é realizado um teste preliminar para evitar o aparecimento de reacções alérgicas.

As injecções de enchimento dérmico são realizadas num hospital de dia e normalmente não requerem anestesia. Em casos especiais, o médico pode decidir aplicar cremes anestésicos para aliviar o desconforto. As agulhas utilizadas para as injecções são extremamente finas e são inseridas imediatamente abaixo da camada superficial da derme. Após o tratamento, pode haver alguma vermelhidão ou inchaço na área tratada, que no entanto desaparece em 24 – 48 horas.

A duração é condicionada pelo tipo de enchimento, pelo estilo de vida do paciente e pela área em que trabalha. Para as cargas reabsorvíveis, a duração é de 3 a 10 meses.

Contra-indicações

As obturações faciais não têm contra-indicações particulares, a menos que existam alergias a determinadas substâncias ou patologias específicas. As injecções não são recomendadas durante a gravidez, amamentação ou com infecções por herpes em curso.

Artigos que lhe possam interessar: